Blog

 

Diogo Santos

Por Diogo Santos, Engenheiro Top Componentes

Variadores de Velocidade: eficiência e economia de energia para sua indústria

Consultoria Variadores de Velocidade

Quer aumentar a produtividade da sua indústria e ainda economizar energia?   

Continue esta leitura e você vai descobrir como

 

O que são variadores de velocidade?

Os variadores de velocidade são mecanismos de controle de velocidade em motores e equipamentos. Regulam a velocidade transferida pelo motor para trabalhar de forma contínua e frequente.

Além disso, oferecem um controle mais eficiente de todo o processo e garantem proteção às máquinas.

Os variadores de velocidade são usados nos mais diversos tipos de equipamentos e são conhecidos também como conversores de frequência ou variadores de frequência. 

Tendo em vista a grande variedade de processos industriais existentes, através   desse   mecanismo,  é   possível   encontrar   a  velocidade ideal  para cada tipo de máquina e etapa de fabricação.

 

Para que servem os variadores de velocidade?

 

Os  variadores  de  velocidade  não  só  controlam  a  velocidade  das máquinas, como também fazem a proteção do motor e de outros componentes contra desgastes e sobrecargas.

Sendo assim, utilizar variadores de velocidade é uma forma de controlar processos, conservar o maquinário e também proporcionar economia de energia. 

Atualmente, os variadores de velocidade mais modernos, como os variadores magnéticos, economizam energia, protegem a rede elétrica, além de aumentar a qualidade e o volume de produção.

Variadores de velocidade

Como funcionam os variadores de velocidade magnéticos?

Nos variadores de velocidade magnéticos a variação de velocidade é controlada através da modulação de imãs permanentes contidos no sistema.  É obtida através da variação de uma camada de ar entre os rotores que contém os magnetos e placas de cobre condutoras, utilizando a corrente de Foucault e o princípio da lei de lenz.

Variadores de velocidade

Portanto, neste sistema não existe contato físico entre as peças. O torque é transferido pelo arraste do condutor sobre os imãs sem que ocorra atrito entre eles.

Nesses tipos de variadores, a velocidade do rotor de cobre é fixa e sempre estará na velocidade nominal.

Já a velocidade do eixo da carga é variável de acordo com a aproximação dos rotores magnéticos, feita através de um atuador proporcionando controle preciso do processo e economia de energia

Sistemas antigos causam desperdício de energia para regulagem de fluxo, rotação, velocidade onde podem ocorrer vazamentos, quando há utilização de sistemas hidráulicos. Desse modo, com a utilização do sistema magnético, esses problemas são eliminados, o que contribui para economia e um ambiente limpo e ecologicamente correto.

 

Variadores de velocidade magnéticos são a solução para:

  • Vibrações;
  • Sobrecargas temporárias;
  • Choques de carga;
  • Expansões térmicas;
  • Cargas pulsantes;
  • Alta inércia na partida;
  • Ambientes agressivos;
  • Problemas com variadores e inversores de frequência;
  • Problemas com variadores hidráulicos
  • Custos altos de energia.

 

Conheça os Variadores de Velocidade Magnéticos da MagnaDrive

Na fabricação dos acoplamentos e variadores de velocidade MagnaDrive, rotores com condutores de metal não ferroso são acoplados ao motor, e os rotores com imãs de terras raras, ou seja, imãs de última geração, são acoplados a carga.

Variadores de velocidade

Sendo assim, esses dois componentes não têm contato, criando o “Air Gap” (espaço de ar) para controlar a velocidade.

Portanto, os processos de sua planta vão funcionar de acordo com sua necessidade, controlando e ajustando pressão, vazão, nível e outras variáveis.

Além dos componentes  citados, os variadores de velocidade MagnaDrive incluem um mecanismo atuador para ajustar o espaço entre o rotor condutor e o rotor magnético permitindo a variação de torque, o que resulta em controle de velocidade automático e preciso.

Veja os benefícios obtidos com a utilização dos Variadores de Velocidade Magnéticos MagnaDrive

  • Economia de energia de até 70%;
  • Acoplado sem contato físico;
  • Tecnologia patenteada sem contato;
  • Tolerância a desalinhamentos;
  • Elimina vibrações;
  • Simples instalação;
  • Reduz custos com manutenção;
  • Maior confiabilidade e segurança do sistema;
  • Funciona em qualquer motor e ambiente;
  • Eficiência em transferência de torque;

Além disso, proporciona aumento da vida útil de rolamentos, vedações, selos mecânicos e outros  componentes.  

Para mais informações e detalhes técnicos sobre os variadores de velocidade magnéticos, acesse o nosso catálogo digital

Na TOP Componentes você encontra os variadores de velocidade magnéticos e o Sistema de Acoplamento Magnético Variador de Velocidade MagnaDrive.

Nesse sistema inovador, o efeito de controle e variação de velocidade é proporcionado unicamente através do acoplamento, dispensando complexas instalações elétricas utilizadas nos variadores e inversores de frequência comuns.

Todo o processo de variação de velocidade e acoplagem é feito através de apenas um equipamento, o próprio acoplamento variador de velocidade magnético.

Sendo assim, é de fácil operação pois o controle de velocidade do equipamento é feito sem a necessidade de instalação de outros dispositivos auxiliares.

Por fim, é uma inovação em tecnologia industrial que economiza energia, reduz custos de operação, manutenção e aumenta a confiabilidade dos sistemas, proporcionando excelentes resultados.

Entre em contato com a gente para mais informações sobre esse e outros produtos. Nossa equipe especializada certamente trará sempre a melhor solução para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *