Blog

 

Diogo Santos

Por Diogo Santos, Engenheiro Top Componentes

Atuadores Elétricos: O que são e como escolher o melhor para sua indústria

Atuador Elétrico Beck 1

O atuador elétrico é um equipamento ou dispositivo que usa a energia elétrica para gerar movimento. Assim como o nome indica, atua sobre mecanismos como válvulas e dampers para atingir uma posição desejada.

Através dos sistemas de transmissão, a energia mecânica gerada pelos atuadores é enviada aos vários tipos de equipamentos em processos para que alcancem posicionamento adequado.

Os atuadores elétricos possuem a capacidade de informar ao sistema seu posicionamento através um sinal elétrico de 4 a 20mA, para que este posicionamento possa ser controlado quando executado. Frequentemente são empregados nos mais diversos tipos de máquinas e equipamentos onde há necessidade de controle de processos.

Onde são utilizados atuadores elétricos

Esse tipo de atuador é utilizado na indústria e em uma infinidade de setores, como exemplo, usinas de energia, tratamento de água, petroquímica, cimento, refinarias, mineração, processos nucleares, oleodutos, fábricas dos mais diversos produtos de consumo, alimentos e outros.


Os atuadores elétricos obedecem a determinados comandos e são utilizados nas mais diversas aplicações. Basta observar o acionamento de dampers, abertura e fechamento de comportas, atuação de válvulas em processos industriais, funcionamento de motores, alguns tipos de acoplamentos magnéticos, hidráulicos e outros mais.

Tipos de atuadores elétricos

Os atuadores elétricos podem ser divididos em dois tipos de acordo com o movimento a ser executado:

Lineares

São atuadores que convertem o movimento rotacional do motor elétrico embutido, em movimento linear ou direto, de empurrar e puxar.
Os atuadores lineares são ideais para todos os tipos de aplicações industriais em que é necessário inclinar, levantar, puxar ou empurrar utilizando a força (N / Kgf).


Rotativos

Atuadores elétricos rotativos são aqueles que possuem a rotação completa ou rotação de 90°. Ou seja, quando o movimento realizado é giratório. São utilizados para automatizar válvulas de processos de esfera, borboleta, dampers de atuação em ventilação para controle de ar e gases.

atuador elétrico em louver damper
Exemplo de aplicação: atuador elétrico em louver damper

 

Atuadores Elétricos Beck
Exemplo de aplicação: atuador elétrico em válvula borboleta

Os atuadores elétricos também podem ser diferenciados pelo sistema de abertura ou fechamento. Alguns possuem a posição de apenas fechar ou abrir, outros permitem a regulagem de abertura em diversas posições.

 

Por que os atuadores elétricos levam vantagem?

Os atuadores pneumáticos, movidos a ar comprimido, possuem histórico de problemas de desempenho. Não sofrem apenas problemas de atraso de resposta, mas também necessitam de manutenção contínua, sendo sensíveis à qualidade do ar comprimido de instrumentação.
Além disso, o custo do ar comprimido e manutenção de compressores os tornam mais caros de manter e operar do que os atuadores elétricos.

Como escolher o atuador elétrico ideal?

Em qualquer instalação industrial existem milhares de aplicações de atuadores. Válvulas de controle, dampers de ventiladores, acoplamentos magnéticos, acoplamentos hidráulicos e outros.


No entanto, quando o assunto são processos nos quais o controle, desempenho e confiabilidade são importantes, nem todos os atuadores são iguais.


Ao contrário de atuadores pneumáticos e elétricos convencionais, os Atuadores Beck oferecem um motor único que não queima e que permite modulação contínua e posicionamento preciso e repetível.

Atuadores Elétricos Beck

 

Além do mais, eles funcionam com corrente monofásica padrão, não com ar de instrumentação. Portanto, diminuindo o custo operacional e aumentando a confiabilidade.
Possuem motor de indução síncrono, ou seja, que atua simultaneamente. Dessa forma, pode tolerar modulação contínua sem limitações de ciclos de trabalho ou perda de desempenho.
Um atuador elétrico Beck nunca ficará sobreaquecido, mesmo em condições de travamento, pois é feito com a mais alta tecnologia.


Tem controle preciso sem os limites de desempenho e manutenção típicos de atuadores pneumáticos ou elétricos comuns. Além disso, oferece instalação rápida e fácil. Controles digitais regulados pela fábrica e a confiança de uma solução praticamente livre de manutenção.


Os atuadores elétricos Beck possuem uma carcaça de alumínio com compartimentos individuais que protegem os componentes em todos os tipos de ambientes, mesmo os mais agressivos.

Atuador Elétrico Beck

Seu sistema de engrenagens retas, altamente preciso e eficiente, mantém posicionamento exato e consistente, mesmo sob a exigentes condições de um circuito de controle de alta demanda.

Atuadores Elétricos

 

Características exclusivas do Atuador Elétrico Beck

  • Único equipado com motor que não queima permitindo modulação contínua de 72.000 vezes/h;
  • Controle de precisão com 0,1% do curso de atuação;
  • Com controle eletrônico digital inteligente calibrado de fábrica;
  • Protocolos de comunicação: HART, Foudation Fieldbus, Profibus PA e Modbus RTU;
  • Instalação simplificada com diversas opções de hardware;
  • O único livre de manutenção com 36 meses de garantia de fábrica.

 

Cada modelo disponível possui uma ampla variedade de opções de controle. Os atuadores Beck podem ser indicados para controles precisos de modulação ou para funções críticas de abrir e fechar.

Atuador Elétrico

 

Podem ser especificados e instalados para atender o desempenho do seu sistema de controle a qualquer nível de automação.


Sendo assim, o atuador elétrico Beck é ideal para a maioria das aplicações de controle industrial e conta com mais de 80 anos de experiência de automação industrial.


Se você gostou e quer saber mais sobre atuadores elétricos, acesse nosso site ou entre em contato, a TOP Componentes terá prazer em atendê-lo.


Fique ligado também em nosso Blog que sempre traz dicas importantes para sua indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *