Blog

Tecnologia para Indústria

Seja qual for o segmento e o tamanho de sua indústria, o uso de novas tecnologias é essencial para que tenha êxito. Num mercado de concorrência acirrada, a tecnologia usada de forma correta, vai aumentar a produtividade com menor custo e maior qualidade, elevar sua empresa a melhores níveis de eficiência, competição e satisfação dos clientes.

A Industria 4.0, ou também chamada de A Quarta Revolução Industrial, traz o conceito das fábricas inteligentes. Esse conceito se destaca pelas tecnologias usadas para automação da produção, controle e armazenamento de dados, comunicação, monitoração de processos, sistema de gestão, entre outras.

Com tantos avanços, muitas empresas encontram dificuldade para implantar e manter essas tecnologias; seja por falta de conhecimento, falta de mão de obra ou pelo alto custo de implantação. No entanto, com a crescente exigência do mercado, as empresas vão sentindo a necessidade de inovação e, aos poucos, se rendendo a ela. Do contrário, perdem competitividade e acabam ficando para trás.

Uma forma interessante de implementar um novo método em uma indústria é começando aos poucos. Escolher uma área ou departamento específico e implantar o projeto do início ao fim. Dessa forma, a empresa tem uma estimativa de investimento e adquire experiência, fazendo uma transição com mais segurança e melhoria dos processos.

Certamente, as inovações tecnológicas estão mudando a forma de se trabalhar, e conhecer algumas delas pode te ajudar a identificar a mais adequada para o seu negócio. Abaixo, listamos 4 inovações que podem alavancar os seus negócios:

1 – Inteligência Artificial – IA

A IA pode ser definida como uma máquina ou software que possui inteligência própria. Ou seja, ela tem autonomia para criar, aprender e executar tarefas, imitando a capacidade humana de raciocinar. Isso é possível através de métodos lógicos chamados de algoritmos, que são cadeias de informações desenvolvidas para executar tarefas. Embora soe como obra de ficção científica, ela está presente em nossa rotina, com o uso de diversos aplicativos, serviços de streaming, redes sociais, sistemas de busca, games e robôs com reconhecimento de voz.

A inteligência artificial pode ser aplicada a todos os processos e etapas de produção da indústria, desde a aquisição e controle de estoque até a produção final. Traz muitas vantagens, uma vez que agiliza a produção em larga escala, aumenta a produtividade, reduz custos com matéria-prima, além de monitorar a operação das máquinas, o que resulta numa produção mais precisa e uniforme, facilitando a gestão de qualidade.

2 – Internet das Coisas – (IoT – Internet of Things)

É o conceito de que tudo pode ser conectado. Por meio de sensores inteligentes, chips e antenas, forma uma grande rede de interconexão entre máquinas, dispositivos e pessoas com a internet.

A IoT funciona de forma remota trazendo conforto e muita praticidade ao nosso dia a dia. Exemplo disso, são os aplicativos de mobilidade urbana, como Uber, que pode ser acessado pelo smartphone. Essa rede de interconexão facilita o monitoramento e pode ser usada por uma grande empresa ou mesmo um pequeno negócio.

Além disso, acelera a comunicação interna e externa, controla estoque, faz monitoramento de câmeras de vigilância, portaria eletrônica, gerenciamento de frota de transporte e outras infinidades mais.

3 – Computação em Nuvem – (Cloud Computing)

Computação em nuvem é o nome dado a um grande banco de dados virtual. É um sistema de serviços hospedados pela internet através de provedores, os quais podem estar localizados em qualquer parte da sua cidade ou mesmo em outro país.

Por meio remoto, é a computação em nuvem que nos permite acessar o e-mail ou conta de Facebook de qualquer lugar do mundo, e ainda oferece maior segurança para o armazenamento de dados, já que esses provedores fazem backup e se utilizam de diversos procedimentos para garantia da segurança e proteção dos dados.

Com essa tecnologia é possível armazenar uma grande quantidade de dados sem ocupar espaço físico, como os que ocupavam os processadores antigos. Garante praticidade ao usuário para acesso aos dados corporativos de qualquer lugar físico, basta ter um dispositivo com acesso à internet. Graças à computação em nuvem é possível a muitos profissionais se utilizarem do trabalho “home office”.

4 – Cibersegurança

Com tantas inovações e sistemas interligados, a segurança se torna cada vez mais importante. Proteger computadores, programas, servidores, dados e redes contra crimes virtuais se faz extremamente necessário, pois quanto mais conectados, mais riscos corremos de sofrer ataques maliciosos. Prevenção é a palavra-chave quando se trata de segurança.

Desse modo, é essencial investir em programas e softwares que garantam a proteção da rede de computadores, dados dos usuários e a integridade das informações. Se torna importante também, a implantação de uma política de segurança na empresa e a disseminação de valores aos funcionários, visto que, entre processos, tecnologia e pessoas, estas são o ponto mais vulnerável.

Diante disso, você deve estar se perguntando: Com a otimização que a tecnologia traz, no futuro algumas profissões vão desaparecer? Com certeza, sim, como já vem ocorrendo. Em contrapartida, novas profissões surgirão. Portanto, é importante investir em qualificação de mão de obra, contratar profissionais atualizados e alinhados com a inovação. Outro ponto indispensável é destinar investimentos para aquisição dessas novas tecnologias.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a aplicação da tecnologia à indústria. Se você gostou, acesse nosso site para mais conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *