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Por Vivian Paglia, Diretora Comercial Top Componentes
Rodas dentadas e engrenagens – entenda as diferenças e aplicações
Rodas dentadas e engrenagens são termos bem semelhantes, os nomes se misturam: engrenagens são chamadas de rodas dentadas e vice-versa. Porém existem algumas diferenças entre elas com relação à funcionalidade. Vamos conhecer quais são.
Tanto as rodas dentadas como as engrenagens são elementos utilizados para transmitir potência dentro de um sistema maquinário, de forma contínua e organizada. São projetadas com o objetivo de compor um sistema que produz movimento.
Tais elementos são peças que possibilitam a transmissão de potência, torque e rotação para uma máquina acionada em uma operação industrial.
Um padrão desses equipamentos de transmissão é a presença de elementos rolantes, que fazem com que a transmissão de energia seja realizada por meio de um movimento rotacional.
Assim como as rodas dentadas, as engrenagens são apenas modos diferentes de fazer com que uma roda movimente a outra para que se possa obter a melhor combinação de força, distância e velocidade.
O que é uma roda dentada?
A roda dentada é um tipo de roda com extremidades cortadas como dentes, utilizadas normalmente com correntes, para transmitir força e rotação vinda de um eixo. Em síntese, as rodas são acopladas a eixos para transmitir movimento de rotação e torque.
O que é uma engrenagem?
Engrenagens são dispositivos mecânicos compostos, frequentemente utilizados em diversas máquinas e equipamentos industriais. Compostos por rodas dentadas, são fabricadas com o intuito de entrosar e agrupar rodas dentadas.
Para facilitar o entendimento, podemos considerar que, a princípio, roda dentada é uma denominação genérica. Ela se refere a todo tipo de peça circular com dentes para uso em transmissão de rotação e torque.
Sendo assim, engrenagem é um tipo específico de roda dentada industrial. De forma que o dente de uma roda se encaixa diretamente no da outra.
As demais rodas dentadas encaixam seus dentes em correntes que servem como elemento para a transmissão da rotação e torque, neste caso, as rodas dentadas são também conhecidas como “sprockets”.
Como funcionam as rodas dentadas?
As rodas dentadas funcionam através do encaixe dos seus dentes com o outro componente de transmissão, corrente industrial ou outra roda.
Assim, a relação entre os números de dentes é importante em uma aplicação de transmissão com rodas dentadas, principalmente para determinar quantas vezes o torque aumenta (ou reduz) e a velocidade reduz (ou aumenta).
A roda dentada com menor número de dentes é chamada de pinhão. Usualmente é acoplada ao eixo do motor. Como efeito, gira mais rápido, no entanto, produz um torque menor.
A roda dentada com mais dentes é a coroa. Ela gira mais devagar, ou seja, diminui a velocidade. Todavia, amplia o torque.
Quais são as diferenças entre roda dentada e engrenagem?
Uma engrenagem tem dentes feitos para entrosar com outras engrenagens e transmitir movimento a elas. Já uma roda dentada é uma roda com dentes feitos para engatar e mover um item flexível recuado ou perfurado, assim como uma corrente de bicicleta. Ou seja, duas rodas estão ligadas por uma correia ou corrente.
Quando uma roda dentada faz outra roda dentada girar não através de uma corrente, mas engatando-se uma na outra, essas rodas chamam-se engrenagens.
Devido a esta diferença no formato, suas aplicações também são diferentes. Engrenagens tendem a ser mais flexíveis nas aplicações em que podem ser utilizadas do que as rodas dentadas, assim, possibilitam diversas aplicações.
Do mesmo modo que rodas ligadas por uma correia, engrenagens de tamanhos diferentes podem multiplicar ou a força ou a frequência.
Elas geralmente são usadas para coordenar partes de máquinas que giram em velocidades diferentes, como as partes de um relógio.
Outra diferença entre uma roda dentada e uma engrenagem dentada é que a função de cada uma é que define o seu desenho, ou seja, os dentes devem ser construídos para se encaixarem nas perfurações dos itens que são projetados para serem movidos.
Portanto, as possibilidades de variações do projeto são mais restritas. Por outro lado, engrenagens se encaixam diretamente umas com as outras e, assim, oferecem maior variedade de desenhos e aplicações.
Rodas dentadas e engrenagens estão presentes em diversos equipamentos, como:
- Embaladoras;
- Sistemas de automatização;
- Carros, motos e caminhões;
- Escavadeiras e tratores;
- Elevadores e guindastes;
- Esteiras transportadoras;
- Robôs industriais;
- Máquinas de processamento de materiais.
A seguir, veja alguns tipos de rodas dentadas e de engrenagens disponíveis para as mais diversas aplicações, e que vão garantir o perfeito funcionamento de seus equipamentos:
Quando o assunto é transmissão de potência mecânica, a Martin oferece a linha mais completa e extensa de produtos.
A Martin conta com uma ampla variedade de engrenagens que inclui:
ENGRENAGENS DE DENTES RETOS
ENGRENAGENS CÔNICAS
ENGRENAGENS SEM FIM E COROA SEM FIM
CREMALHEIRAS
ENGRENAGENS CÔNICAS DE RELAÇÃO 1:1
As rodas dentadas ou sprockets Martin estão entre os principais componentes na manutenção industrial de sistemas de transmissão rotativos.
RODAS DENTADAS (SPROCKETS) PARA CORRENTE DE ROLOS
RODAS DENTADAS PARA CORRENTE DE ROLOS MÉTRICOS
SPROCKET PARA CORRENTE DE ENGENHARIA
Esses são alguns produtos da linha Martin que você pode encontrar na TOP Componentes.
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