Saiba como escolher a esteira transportadora ideal para sua indústria

Esteira transportadora

 

A esteira transportadora é, sem dúvida, um componente bastante importante na produção dos mais diversos segmentos da indústria. Facilita a rotina dos trabalhadores, otimiza tempo, aumenta a produtividade, traz mais qualidade aos serviços e reduz custos.

Desde 1892, as esteiras já transportavam minérios, mas foi a partir de 1900 que a esteira transportadora elétrica foi criada, e ganhou destaque no transporte de alimentos. De lá até os dias de hoje, a esteira transportadora passou por diversas mudanças e está sempre em aprimoramento com as novas tecnologias.

Hoje, temos várias opções de esteira transportadora, que vão das mais básicas às mais modernas contendo sensores que detectam o que está sendo transportado, leitura de código de barra ou imagem, pesagem e contagem de produtos. Com toda essa evolução, passou a integrar os diversos setores da indústria, como de eletroeletrônicos, automobilístico, construção civil, farmacêutico, perfumaria, entre outras.

As esteiras transportadoras podem ser feitas de mantas ou roletes, curvas ou retas, inclinadas ou planas, horizontais ou verticais, com controle de velocidade, movimentação de embalagem por gravidade, rodas para serem reposicionadas em  diferentes locais, proporcionando mudança de layout e trazendo mais versatilidade e aproveitamento de espaços, tudo para atender melhor às necessidades dos clientes.

Com as mais diversas opções existentes no mercado, como escolher a esteira transportadora ideal para sua indústria? Para facilitar a sua escolha, vamos fazer um breve detalhamento de alguns pontos entre dois tipos de esteira: a esteira transportadora de aço e a esteira transportadora de plástico.

Esteira transportadora de aço

As esteiras transportadoras de aço são produzidas com matéria prima-metálica e possuem as mais variadas combinações com o inox, como o bronze, ferro fundido, aço carbono, nylon e outros.

Esteira transportadora
Figura 1. Esteira Transportadora de Aço Inox

O mercado oferece fabricação personalizada da esteira transportadora de aço, feita de acordo com a necessidade dos mais variados ramos da indústria. Podem transportar os mais diversos tipos de produtos, alimentos, garrafas, vidros e embalagens em geral.

Mais resistentes a mudanças bruscas de temperatura, as esteiras transportadoras de aço são indicadas para indústrias que usam fornos de alta temperatura e freezers. São também bastante resistentes a agentes químicos.

Nos laboratórios farmacêuticos, cosméticos e indústrias alimentícias de corte, como os frigoríficos e ambientes com muita umidade, nos quais a limpeza e higienização devem ser frequentes, a esteira transportadora de aço é a mais apropriada, sempre seguindo as indicações dos órgãos controladores de saúde e vigilância sanitária. Com alta resistência, essa esteira facilita lavagens contínuas e é menos propensa a perfurações e desgastes, mantendo a superfície mais higiênica, evitando, assim, contaminação dos produtos e oferecendo maior segurança para os trabalhadores que manejam esse equipamento.

Esteira transportadora de plástico

As esteiras transportadoras de plástico são produzidas, principalmente, de materiais de PVC e, por serem mais leves, facilitam reparos periódicos e acompanhamento de seu funcionamento.

Esteira transportadora
Figura 2. Esteira Transportadora de Plástico

Sendo mais resistentes ao impacto, as esteiras transportadoras de plástico não deformam facilmente, indicadas para produtos pesados, como os da indústria de peças, montadoras e feitos em larga escala. Ao mesmo tempo, produtos mais delicados como alimentos, bombons, perfumes e produtos que estão sendo enviados para a embalagem devem ser transportados nesse tipo de esteira para que absorva impacto e não os danifique.

Essas esteiras são fáceis de limpar, sendo indicadas para variados produtos, porém, são mais suscetíveis a rachaduras e arranhaduras que facilitam a contaminação por micro-organismos, sendo mais indicadas para transporte de produtos secos, como latas, garrafas pet, caixas e embalagens em geral. Não aguentam altas temperaturas, no entanto, essas esteiras são resistentes a produtos químicos como corantes, emulsificantes e estabilizantes usados na indústria alimentícia.

Seja qual for a sua escolha entre os diversos tipos de esteira, a limpeza e higienização feita regularmente ou, dependendo do produto, a cada operação, é fundamental para que não ocorra acúmulo de germes e bactérias.

Na hora de escolher a esteira ideal para sua indústria, é importante conhecer uma empresa que forneça atendimento personalizado e boa assistência pós venda. Fazer a manutenção periódica de acordo com as indicações do fabricante também é fator decisivo para o bom funcionamento e produção de sua empresa, evitando paralisação, atrasos e possíveis prejuízos. Pensando nisso, a Top Componentes executa atendimento contínuo com serviço de manutenção periódica. Acesse nosso site para mais informações. Cuide de suas máquinas e equipamentos e fique ligado no nosso blog, que sempre traz dicas para sua empresa.