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Wagner Nunes

Por Wagner Nunes, Representante Comercial Top Componentes

Tambores para transportadores de correia: o que são e quais suas aplicações

Tambores Martin

Tambores para Transportadores de Correia: mais agilidade e menor custo

Também chamados de tambores de tração ou carga, os tambores para transportadores de correia, são responsáveis por tracionar e movimentar toda a correia.

Possui funcionamento semelhante ao rolete de retorno, porém sua função é de tracionar a correia e oferecer movimento a ela.

Os tambores para transportadores de correia são calculados nos projetos de acordo com a necessidade de carga de cada transportador e podem ser fabricados também de acordo com normas técnicas e padrões de mercado.

Onde são utilizados os tambores para transportadores de correia?

Tambores Martin

Os tambores para transportadores de correia são utilizados como elementos de tração, retorno e mudança de direção de uma correia transportadora.

Além disso, são utilizados em uma grande variedade de indústrias como solução para o transporte de materiais e produtos em longa distância, propiciando diminuição de custos com a execução do trabalho e o número de caminhões para transporte.

Se a distância do transporte for acima de 1 (um) quilômetro, o transportador de correia geralmente será mais econômico do que o transporte com caminhões.

Além do uso nos transportadores de correias, os tambores para correias são amplamente utilizados nos elevadores de canecas.

Vale lembrar, que os tambores podem estar em diversas localizações ao longo da correia, principalmente nos transportadores de correia. Já no elevador de canecas, encontraremos apenas o tambor motriz ou o tambor de retorno.

Dependendo da localização, os tambores de correias apresentam características, espessuras de eixos e carcaças diferentes.

A exigência por maiores capacidades, eficiência e segurança faz com que as empresas de componentes de transportadores melhorem continuamente os projetos de seus produtos.

Sendo assim, a utilização dos transportadores de correia são mais seguros, pois a interação direta com os trabalhadores é reduzida.

Além de que as emissões de poeira podem ser controladas, causando menor impacto ao meio ambiente. Tradicionalmente eles oferecem um custo operacional baixo, podendo ser projetados com ângulos inclinados e curvas horizontais.

Revestimento dos tambores

A fabricação dos tambores oferece várias opções de revestimento, lisos ou emborrachados, para  aumentar a tração e proteção contra desgastes.

Revestimento vulcanizado com superfície lisa: É normalmente usado em tambores que não são motrizes e onde não é necessário eliminar a umidade para aumentar a tração.

Revestimento vulcanizado com friso de espinho de peixe: Os detritos têm um  lugar para onde ir, visando aumentar o contato da correia com o tambor motriz. As ranhuras devem apontar para a direção do deslocamento da correia.

Revestimento vulcanizado com friso diamantado: Podem ser utilizados para aplicações de transportadores reversíveis.

Outros padrões de revestimento menos comuns incluem os revestimentos horizontal e o radial.

O que levar em conta na hora da escolha dos tambores?

Para a escolha dos  tambores não há uma resposta precisa, mas alguns fatores devem ser considerados, como:

  • ambiente;
  • manutenção;
  • custo;
  • tensão da correia e ângulo de envolvimento;
  • números de ciclos de partida e parada.

A posição dos tambores nas transportadoras de correias também varia e, de acordo com cada posição, recebe uma designação, como:

  • tambor de cabeça;
  • tambor de contato;
  • tambor de dobra;
  • tambor esticador;
  • tambor de cauda.

O importante é que tais tambores podem ser usados em qualquer posição.

O tambor de acionamento de correia transportadora obedece às demandas de diferentes tipos de roletes e, dessa forma, oferece melhor agilidade e qualidade na movimentação dos roletes.

Martin – Os tambores mais robustos para transportadores de correia

A linha Martin conta com diversos tipos de tambores específicos para cada aplicação: Serviço padrão, serviço pesado, serviço extra pesado e serviço extra pesado AR.

Além disso, são construídos a partir de materiais bastante robustos e são reconhecidos na indústria como os tambores de linha com os maiores graus de padrão CEMA.

Os tambores de serviço pesado para transportadores de correia da Martin são fabricados para oferecer um ótimo desempenho e longa duração, ideais em ambientes mais severos.

Para cargas leves a moderadas de tensão resultante de até 20.000 lbf, pode-se utilizar os tambores de correia padrão CEMA, convencionais.

Já para tensões superiores a este valor, é importante a utilização de tambores de engenharia, especialmente projetados para cada aplicação do sistema de transporte de materiais.

Veja, abaixo, alguns tipos de tambores da linha Martin:

Tambores de correia padrão para aplicações pesadas

Tambor de engenharia para aplicação de extrema carga

Tambores para transportadores de correia

Tambor de Correia Autolimpante para aplicações de retorno e esticamento

A TOP Componentes em conjunto com a Martin, oferece a melhor solução em transmissões sincronizadas. Como são totalmente compatíveis com as correias que existem no mercado, você não precisa se preocupar em relação ao ajuste da correia na polia.

A Martin fabrica e armazena grandes quantidades de componentes de linha para transportadores. Com a Martin você pode ter partes de um transportador ou um equipamento completo, com a garantia de ter sido previamente montado, provado e aprovado na fábrica.

Ainda, produz tambores para transportadores de correia em diversos padrões construtivos e de revestimento, cada um adequado à necessidade de cada aplicação. Consulte-nos para obter mais informações e solicite um orçamento.

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