Blog

Wagner Nunes

Por Wagner Nunes, Representante Comercial Top Componentes

Reformas de Roscas Transportadoras Helicoidais

Roscas Helicoidais Top Componentes

Roscas Transportadoras Helicoidais: o que são e por que é importante reformá-las?

O que são as Roscas Transportadoras Helicoidais?

As roscas transportadoras helicoidais são responsáveis por transportar e controlar o fluxo de produtos variados, como materiais sólidos, granulados ou em pó. São equipamentos muito utilizados nos mais diversos ramos da indústria.

Também conhecidos como transportadoras de rosca sem fim, é  um meio de transporte de produtos a granel bastante antigo, entretanto,  por sua construção simples e eficiente, ainda hoje é muito utilizado na indústria.

Podem funcionar na posição horizontal ou vertical, em diversos ângulos,  permitindo também variação da velocidade, podendo ser aplicadas em sistemas de pesagem, dosagem, aquecimento e resfriamento.

Além disso, os modelos das roscas transportadoras helicoidais são os mais diversos, porém sua função é sempre oferecer agilidade e qualidade no transporte de materiais.

Onde são utilizadas as roscas transportadoras helicoidais?

As roscas transportadoras helicoidais são equipamentos muito utilizados nos mais diversos ramos da indústria e podem ser feitas sob medida, com características adequadas para cada fim, de acordo com a exigência de cada aplicação.

Atualmente, no mercado, existem modelos tradicionais de utilização simples e prática com calhas ou tubos, modelos econômicos e com tampa, para maior proteção.

Reforma de roscas transportadoras

As roscas transportadoras helicoidais  estão disponíveis em diferentes materiais, incluindo aço carbono, aços resistentes à abrasão e outros materiais especiais com aplicações nos seguintes ramos da indústria:

  • química;
  • alimentícia;
  • farmacêutica;
  • de madeira e papel;
  • agroindústrias para transportes de grãos;
  • transportes de fertilizantes;
  • reciclagem;
  • indústria de cimento e mineração;
  • caldeiras a vapor, transporte de cinzas, alimentação com combustíveis sólidos;
  • usinas de concreto;
  • processamento de metais e demais sólidos;
  • transporte de cascalho e fluidos de perfuração; entre outros.

Para os processos alimentícios, o polimento com aço inoxidável, por exemplo,  é o mais indicado, pois evita acúmulos de materiais e contaminação durante o processo.

Ainda, o aço inoxidável possui diversas vantagens, visto que não enferruja, é mais higiênico e não retém sujeiras e resíduos.

Além disso, é de propriedade neutra, ou seja, não interfere na qualidade dos produtos transportados.

No transporte de materiais mais agressivos, a rosca helicoidal pode ser revestida com solda dura, garantindo maior vida útil.

Os transportadores helicoidais são a solução ideal para materiais de difícil transporte, desde sólidos secos e de formato irregular, como aparas de madeira e metais, até materiais semilíquidos e viscosos, como polpa de papel, composto, resíduos de processamento de alimentos, resíduos hospitalares e tratamento de água.

Reforma de roscas transportadoras

Por que é importante a reforma das roscas transportadoras helicoidais?

Em equipamentos de utilização frequente, como as roscas transportadoras helicoidais, é inevitável que ocorram desgastes ocasionados pela utilização e pelo acúmulo de resíduos que podem obstruir a passagem do produto, causando falhas. 

Reforma de roscas transportadoras

Nesse sentido, para que não haja paradas inesperadas e atrasos na produção, a manutenção e reforma é um ponto bastante importante.

Com a assistência da TOP Componentes, você pode criar um cronograma de manutenção na sua empresa. Dessa forma, as paradas são feitas de modo programado, de forma simples e precisa, evitando atrasos e prejuízos na produção.

No processo de reforma são realizadas inspeções nas paredes dos tubos, análise da integridade do material e aplicação de materiais especiais para torná-las ainda mais resistentes ao desgaste.

Além disso, podem ser feitas outras ações sobre a peça, como o redesenho e a inclinação do equipamento.

Ainda, o sentido também pode ser alterado ou usado de forma bidirecional, sendo de fácil instalação e manutenção.

Para isso, é importante contar com uma empresa que além de fornecer os equipamentos corretos, ainda ofereça serviços de manutenção e reformas de roscas transportadoras helicoidais com a garantia dos melhores resultados.

A divisão de transportadores da Martin fabrica transportadores helicoidais de acordo com a norma CEMA, sob medida, com grandes diâmetros e comprimentos e em diferentes materiais.

Todos os produtos Martin são fabricados com a mais alta qualidade para garantir muitos anos de confiabilidade em serviço.

A Top Componentes em parceria com a Martin Sprocket oferece o serviço de Reforma de Roscas Transportadoras Helicoidais garantindo excelentes resultados.

Entre em contato com a gente!  Nós faremos uma visita técnica para o levantamento de dados dos seus equipamentos e, após a coleta e análise dessas informações, enviaremos uma proposta técnica/comercial.

Você vai se surpreender com os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.