Blog

Por Genilson Moura, Representante Comercial Top Componentes

Esteiras transportadoras de alimentos: conheça as mais eficientes e higiênicas utilizadas na indústria

Consultor industrial Top Componentes

Você está procurando esteiras transportadoras de alimentos para sua indústria?

Neste artigo você vai encontrar dicas e sugestões de qual esteira escolher de acordo com o segmento alimentício da sua empresa.

As esteiras transportadoras são equipamentos essenciais para o dia a dia de uma indústria para o transporte e movimentação de matérias-primas, insumos e produtos prontos.

São equipamentos bastante versáteis e proporcionam maior agilidade, segurança, organização e higiene ao ambiente industrial.

O uso das esteiras transportadoras de alimentos trazem diversas vantagens, como por exemplo:

  • Agilidade no transporte e movimentação de produtos;
  • Aperfeiçoamento da logística;
  • Mais qualidade aos serviços;
  • Redução de tempo, custos e mão de obra;
  • Mais segurança para os funcionários no manuseio dos produtos;
  • Otimização de espaços e processos;
  • Maior produtividade.

Atualmente,  existem várias opções de esteira transportadora de alimentos, das mais básicas às mais modernas, como por exemplo, com sensores que detectam o produto que está sendo transportado, leitura de código de barras ou imagem, pesagem e contagem de produtos.

As esteiras transportadoras de alimentos são fabricadas de diversos materiais e nos mais variados desenhos e formatos, como por exemplo, de mantas ou roletes, curvas ou retas, inclinadas ou planas, horizontais ou verticais, com controle de velocidade e movimentação de embalagem por gravidade.

Esses equipamentos devem ser colocados em pontos estratégicos para a movimentação de produtos e cargas e facilitar a locomoção desses materiais dentro de um determinado estabelecimento.

Para isso, possuem rodas para serem reposicionadas em  diferentes locais, proporcionando mudança de layout e trazendo mais versatilidade e aproveitamento de espaços, tudo para atender melhor às necessidades de cada indústria.

No momento de adquirir a sua esteira transportadora de alimentos, existem diversos quesitos a serem considerados, como por exemplo:

  • Tamanho e peso dos produtos a serem transportados;
  • Tipo de alimento a ser transportado (secos ou molhados);
  • Se o alimento vai ser manipulado diretamente sobre a esteira;
  • Se existem muitos resíduos produzidos na operação, como líquidos e farelos;
  • Se o alimento está ou não embalado;
  • Se o ambiente é úmido ou seco;
  • A temperatura do ambiente;
  • Se a esteira exige lavagens frequentes;
  • Se é resistente a produtos químicos como corantes, emulsificantes e estabilizantes.

Além da eficiência e durabilidade, o quesito higiene é um fator de extrema importância a ser considerado.

Os materiais usados na superfície da esteira transportadora de alimentos devem preservar a boa qualidade e higiene do alimento.

Além disso, os componentes agregados à esteira, como suas correias, também devem ser duráveis e higiênicos, eliminando ao máximo o risco de quebra e problemas envolvendo a contaminação de alimentos.

A fabricação e a manutenção da esteira devem seguir as indicações dos órgãos controladores de saúde e vigilância sanitária para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Esses cuidados devem ser atentamente seguidos para não colocar em risco a saúde dos funcionários, dos clientes, na aquisição do produto final e, ainda, a reputação de sua empresa.

Para facilitar a sua escolha, vamos fazer um breve detalhamento de alguns pontos entre dois tipos de esteira que são utilizadas na indústria alimentícia: a esteira transportadora de aço e a esteira transportadora de plástico.

Esteira transportadora de aço (Metálica)

Esteiras transportadoras de alimentos

As esteiras transportadoras de aço são produzidas com matéria-prima metálica e possuem várias combinações com o inox, como o bronze, ferro fundido, aço carbono, nylon e outros.

São muito resistentes à abrasão, à corrosão e a mudanças bruscas de temperatura. As esteiras transportadoras de aço são indicadas para indústrias que usam fornos de alta temperatura e freezers. São também bastante resistentes a agentes químicos.

Nas indústrias alimentícias de corte, como os frigoríficos e ambientes com muita umidade, nos quais a limpeza e higienização devem ser frequentes, a esteira transportadora de aço é a mais apropriada.

Possuindo alta resistência, essa esteira facilita lavagens contínuas e é menos propensa a perfurações e desgastes, mantendo a superfície mais higiênica, evitando a contaminação dos produtos.

Esteira transportadora de plástico (Poliméricas)

As esteiras transportadoras de plástico são produzidas a base de material de PVC, e por serem mais leves, facilitam reparos periódicos, troca de peças (tipo modular) e acompanhamento de seu funcionamento.

Mais conhecida no mercado como Esteira de Taliscas, possui  material de alta performance, baixo coeficiente de atrito e antiestático. Assim, tem excelente funcionamento em linhas contínuas de embalagem de bebidas, alimentos, frutas e carnes.

Por serem mais resistentes ao impacto, as esteiras transportadoras de plástico não deformam facilmente, portanto aguentam produtos pesados.

Por outro lado, são perfeitas para produtos mais delicados como biscoitos, chocolates, e produtos que estão sendo enviados para a embalagem,  pois esse tipo de esteira absorve impacto e não os danifica.

Essas esteiras são fáceis de limpar, porém são mais suscetíveis a rachaduras e arranhaduras que facilitam a contaminação por micro-organismos, sendo mais indicadas para transporte de produtos secos, como latas, garrafas pet, caixas e embalagens em geral.

Podem aguentar altas temperaturas e são mais resistentes a produtos químicos como corantes, emulsificantes e estabilizantes, muito usados na indústria alimentícia.

Seja qual for a sua escolha entre os diversos tipos de esteira, a limpeza e higienização feita regularmente é fundamental para que não ocorra acúmulo de germes e bactérias.

Mesmo sendo um equipamento de montagem simples, cada componente de uma esteira transportadora de alimentos é importante para o seu perfeito funcionamento, pois uma falha pode provocar a interrupção da produção.

Assim, outro ponto importante a ser considerado são os acessórios:

Esteiras transportadoras de alimentos

Possuem rodas dentadas em nylon, polímero ou aço inox, projetadas especialmente para o perfeito tracionamento de esteiras metálicas ou poliméricas.

Além disso, contam com elementos de fixação, suporte, bipés, tripés, e demais componentes para montagem de transportadores, curvas magnéticas, retenções laterais e outras.

No portfólio da TOP Componentes, você encontra três linhas de esteiras transportadoras: Mattop,Tabletop e Acessórios, das marcas Rexnord, MCC, Marbett.

Entre em contato com a gente. Além de encontrar a esteira transportadora ideal e seus devidos acessórios, você vai poder contar com atendimento contínuo com serviço de manutenção periódica e reposição de peças originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.