05 dicas para melhorar a gestão da sua indústria

 

A Gestão da indústria é, sem dúvida nenhuma, o fator decisivo e que mais vai contribuir para o crescimento de seu negócio. Existem vários critérios de gestão que foram desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo dos anos, mas muitos empresários ainda tem dificuldades em saber quais as melhores práticas para aumentar a produtividade e promover o avanço a indústria.

Sabendo disso, separamos 05 dicas para melhorar a gestão de sua indústria, fundamentais para fazer sua empresa se desenvolver. Vamos a elas:

 

Gestão do fluxo de caixa

Um dos mais importantes elementos da Gestão da indústria é o fluxo de caixa.

Controlar a entrada e saída de dinheiro no empreendimento e ter um fluxo positivo é imprescindível. A indústria precisa estar preparada para imprevistos, como aconteceu em muitos segmentos por conta da pandemia do Corona Vírus (COVID-19).  Além disso, a empresa só cresce de forma saudável com um bom fluxo de caixa.

Para fazer o fluxo de caixa de sua indústria corretamente, é preciso conhecer as informações da sua empresa. Levantar todas as receitas e despesas, atuais ou futuras, assim como qualquer plano de ação e expansão que tiver. São práticas ideais para que estas informações estejam alinhadas com o plano de negócios, sendo feito com um objetivo claro.

Acompanhar de perto o fluxo de caixa de sua indústria, registrar todas as movimentações da empresa e se antecipar para acontecimentos que possam atingir seu financeiro é o mais indicado, pois você poderá fazer mudanças, tomar decisões e preparar pagamentos de acordo com a entrada de caixa.

 

Gerenciamento de estoque

O estoque é um ponto fundamental para a indústria e para todos os segmentos com uma quantidade razoável de produtos. Toda movimentação de itens precisa ser computada no momento em que ela ocorre. Nenhum material deve entrar ou sair da empresa sem um documento que registre e comprove essa movimentação. Nota de entrada e saída, requisição de material ou ordem de produção, são as formas de registro mais comuns.

Além disso a automatização é imprescindível. Deixar informações espalhadas em várias planilhas ou vários sistemas de controle, gera riscos enormes. Além disso, deixa a gestão suscetível a erros, o que, com certeza, vai gerar muito retrabalho, desperdiçando recursos e muito tempo. Por isso um sistema de gestão integrado é fundamental para que sua indústria garanta uma gestão de estoque eficiente.

 

Contratar colaboradores capacitados

Contratar pessoal sem a experiência e capacitação suficiente pode ser fatal. É muito mais prudente investir em profissionais qualificados para que a produtividade seja boa e o trabalho bem feito.  Quando o processo seletivo é feito de forma inadequada, a gestão de sua indústria pode ser afetada de diversas maneiras.

Uma delas é perda de tempo e recursos com retrabalho, gerando desperdício de material, atrasos, etc. A alta rotatividade de colaboradores também é outra coisa que acontece quando a contratação é feita de forma incorreta, gerando desperdício de tempo e dinheiro. Portanto, é importante fazer bons processos seletivos e investir em material humano qualificado.

 

Treinamento dos colaboradores

O treinamento e capacitação da equipe industrial é fundamental para a melhoria contínua de produção e processos. Não basta só contratar de forma correta. Analisar frequentemente a produtividade e promover treinamentos técnicos, de gestão e atualização, são pontos importantíssimos. Capacitar funcionários mantendo todos alinhados com os objetivos da indústria é imprescindível para que toda equipe entregue os melhores resultados.

 

Atualização Manutenção de máquinas e equipamentos

Este é um ponto muito sensível que afeta diretamente a produtividade, economia e o crescimento de sua indústria. Máquinas e equipamentos são passivos de sua empresa, por isso, é fundamental que sua indústria tenha equipamentos modernos e com manutenção em dia.

Muitas vezes, a falta de manutenção pode sair muito caro para a empresa, pois quando chega ao ponto de o equipamento parar de funcionar, além de afetar a produtividade, os custos de conserto são muito maiores. A manutenção preventiva é a melhor e mais adequada estratégia para evitar que a indústria interrompa suas atividades e perca dinheiro.

Além disso, ter componentes que não exijam alta frequência de manutenção é fundamental tanto para economia de custos com reparos e manutenções, quanto para a produtividade. Levar em conta este fator na hora de adquirir novos equipamentos, é imprescindível.

A gestão de uma indústria é um processo contínuo de análise e planejamento. Ela tem o objetivo de examinar e diagnosticar as dores da empresa para auxiliar na tomada de decisões da forma correta.

Cuide com mais atenção das máquinas e equipamentos de sua indústria e fique sempre atendo ao nosso blog, que traz sempre conteúdo relevante para seu negócio. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe que estaremos prontos para atendê-lo.