Blog

 

Diogo Santos

Por Diogo Santos, Engenheiro Top Componentes

Automação: Atuador Elétrico X Atuador Pneumático, qual o ideal?

Atuador Elétrico

A opção por um atuador pneumático na atuação de válvulas parte do princípio que existe uma linha de distribuição de ar comprimido (compressor, filtro, tubulações, etc) presente na infraestrutura onde este conjunto será instalado.

O custo de um atuador pneumático é relativamente menor se comparado ao atuador elétrico, por se tratar também de um equipamento simples, sem parte elétrica ou eletrônica, mas totalmente movido pela força do ar comprimido. As situações mais corriqueiras no uso de pneumáticos normalmente são casos de substituições, aplicações sem a necessidade de modulação e posicionamento preciso, manutenções e novas instalações em plantas já supridas por linhas de ar, caso contrário o investimento para instalação de um novo equipamento de compressão de ar tem um custo muito elevado, além de exigir uma manutenção mais frequente e custosa.

O atuador pneumático, tem um longo histórico de problemas de desempenho, sofrem com problemas de posicionamento pela compressão do ar, também necessitam de manutenção contínua, são sensíveis à qualidade do ar de instrumentação e à boa lubrificação dos componentes e vedações internas são necessárias para manter seu bom funcionamento.

Os atuadores elétricos por sua vez não necessitam de instalações específicas, mas apenas da disponibilidade de uma rede elétrica.

No caso de segmentos industriais, celulose, siderurgia, cimenteiras, empresas de saneamento, mineradoras e outras indústrias de grande porte, os atuadores elétricos são mais utilizados porque costumam ser instalados em lugares abertos ou muitas vezes de difícil acesso e sem disponibilidade de alimentação de ar.

 Em outras épocas o atuador elétrico era mais comumente utilizado em dutos de petróleo e gás e em plantas de grandes dimensões. Mas, os recentes aprimoramentos tecnológicos permitiram reverter esse fator com aumento expressivo de utilização dos atuadores elétricos nas indústrias em geral.

Recentemente o seu uso está se popularizando também nas médias e pequenas indústrias em aplicações onde há necessidade de melhor controle de processo. Sem esquecer o custo elevado da infraestrutura necessária para a instalação dos atuadores pneumáticos comparado ao menor custo de instalação dos atuadores elétricos.

A busca pelos atuadores elétricos tem aumentado devido à diferença no custo ter diminuído comparado aos atuadores pneumáticos. Além disso, os atuadores elétricos têm evoluído para versões sempre mais completas, compactas e tecnológicas.

Em qualquer sistema de automação industrial existe uma infinidade de      aplicações de atuadores, como válvulas de controle, dampers de ventiladores, acoplamentos magnéticos, acoplamentos hidráulicos, entre outros.

No entanto, quando se trata de processos nos quais o controle, desempenho e confiabilidade são importantes, nem todos os atuadores são iguais.

Dessa forma, saber escolher o atuador correto faz toda a diferença.

 

Podemos afirmar que o Atuador Elétrico oferece algumas vantagens quando comparados aos pneumáticos.

Veja os benefícios:

  • O atuador elétrico oferece um controle preciso sem os limites de desempenho e manutenção típicos do atuador pneumático;
  • Possuem a vantagem de instalação rápida e fácil, e a confiança de uma solução praticamente livre de manutenção;
  • A unidade é independente, elimina a necessidade de acesso e proporciona flexibilidade de localização;
  • Mantém a posição de energia quando desligado, não exige ar comprimido
  • Não há desvio quando a energia está desligada;
  • Maior vida útil dos componentes;
  • Redução de custos com linhas de ar comprimido e compressores;
  • Maior precisão, posicionamento e tempo de reação instantâneo ao comando;
  • Sem compressores, válvulas ou mangueiras, resultam em menos peças e não exigem reparos por vazamento de fluidos e perdas de energia;
  • Por ser mais compacto e eficiente, um tipo de atuador elétrico pode substituir vários tipos de atuadores pneumáticos;
  • Contribui para um ambiente mais silencioso, uma vez que a ausência de compressores, pressão de ar ou fluídos resultam em uma operação mais estável e livre de ruídos;

Ainda, mantém o ambiente limpo, sem vazamentos e livre de contaminação ambiental, pois não necessitam de fluídos, produtos químicos ou solventes.

Então, qual o atuador elétrico ideal?


Ao contrário dos atuadores pneumáticos e convencionais, os Atuadores Elétricos BECK oferecem um motor único, que não queima, e que permite a modulação contínua e posicionamento preciso e repetível.

Além disso, eles funcionam com corrente monofásica padrão, não com ar de instrumentação. Isso diminui o custo de operação e aumenta a confiabilidade.

Possuem motor de indução síncrono, ou seja, que atua simultaneamente. Sendo assim, podem tolerar modulação contínua sem limitações de ciclos de trabalho ou perda de desempenho.

Assim, um atuador elétrico BECK nunca ficará superaquecido, mesmo em condições de travamento.

Os atuadores elétricos BECK possuem uma carcaça de alumínio com compartimentos individuais que protegem os componentes em todos os tipos de ambientes, mesmo os mais agressivos.

Seu sistema de engrenagens retas, altamente preciso e eficiente, mantém posicionamento exato e consistente, mesmo sob as exigentes condições de um circuito de controle de alta demanda.

A seguir, veja algumas características exclusivas do Atuador Elétrico BECK

  • Único equipado com motor que não queima permitindo modulação contínua de 72.000 vezes/h;
  • Controle de precisão com 0,1% do curso de atuação;
  • Com controle eletrônico digital inteligente calibrado de fábrica;
  • Protocolos de comunicação: HART, Foudation Fieldbus, Profibus PA e Modbus RTU;
  • Instalação simplificada com diversas opções de hardware;
  • O único livre de manutenção com 36 meses de garantia de fábrica.

Para saber mais detalhes técnicos, acesse nosso Catálogo Digital

Cada modelo disponível possui uma ampla variedade de opções de controle. Os atuadores elétricos BECK podem ser indicados para controles precisos de modulação ou para funções críticas de abrir e fechar.

Podem ser especificados e instalados para atender o desempenho do seu sistema de controle a qualquer nível de automação.

Sendo assim, o atuador elétrico BECK é ideal para a maioria das aplicações de controle industrial e conta com mais de 80 anos de experiência de automação industrial.

Se você gostou e quer saber mais sobre os atuadores elétricos, acesse nosso site ou entre em contato, a TOP Componentes terá prazer em atendê-lo(a).

Assim, um atuador elétrico BECK nunca ficará superaquecido, mesmo em condições de travamento.

Os atuadores elétricos BECK possuem uma carcaça de alumínio com compartimentos individuais que protegem os componentes em todos os tipos de ambientes, mesmo os mais agressivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *