Blog

Antônio Silva - Top Componentes

Por Antônio Silva, Representante Comercial Top Componentes

Acoplamentos para Máquinas Agrícolas e a sua Importância para a Agronegócio

Acoplamentos para máquinas agrícolas: Investir em qualidade é garantia de ótimos resultados!

O agronegócio é um dos setores mais importantes para o crescimento do país. Dele dependem a produção de alimentos para suprir o mercado interno, externo e ainda insumos e matéria-prima para produção de uma infinidade de produtos.

No ramo agroindustrial, para ampliar a produção, as máquinas agrícolas e equipamentos de apoio logístico, como transporte, armazenamento e processamento, se tornam cada vez mais indispensáveis, mesmo para os pequenos e médios produtores.

O uso dessa tecnologia, não só otimiza as tarefas no campo, como também aumenta a produção, oferece maior agilidade, rentabilidade e previne desperdícios e perda da produção.

Para cada diferente etapa da produção, existe uma máquina agrícola apropriada, como, por exemplo, para o processo de plantio e colheita, temos:

  • arados e grades – preparam o solo para o plantio;
  • semeadeiras e plantadeiras;
  • colhedeiras – algumas dessas máquinas possuem mecanismo complexo, sendo que além de fazerem a colheita, também separam e limpam os grãos;
  • pulverizadores – aplicação de fertilizantes, adubos e produtos de combate às pragas; entre outras.
Acoplamentos para máquinas agrícolas

Para a etapa de transporte dos produtos agrícolas, podemos citar:

       elevadores de correia;

       esteiras transportadoras;

       transportadoras helicoidais;

       transportadores horizontais;

       correias transportadoras de diversos tamanhos;

 

       transbordo de grãos; entre outros.

Já na fase de armazenamento e conservação dos produtos agrícolas, temos:

  • transportadores de vários tamanhos;
  • empilhadeiras;
  • elevadores de caneca;
  • equipamentos de elevação e transferência;
  • ventiladores de secadores;
  • sopradores; entre outros.
Acoplamentos para máquinas agrícolas

Ainda, na etapa de processamento e finalização dos produtos, podemos citar:

  • equipamentos de prensagem de soja, milho e outros grãos;
  • extração de óleo,
  • embalagem de óleos;
  • transportadores de embalagem, entre outras.

Como você pode observar, na agroindústria existem diferentes máquinas, de diversos tamanhos, especificações e finalidades. O uso desses equipamentos, certamente, depende do tamanho e do tipo de produção.

No entanto, em qualquer maquinário agrícola, entre os principais componentes estão: os eixos, engrenagens, acoplamentos, grupos redutores, transferência de força em ângulos variados, rotações diferenciadas, mancais, buchas e rolamentos.

Dessa forma, para que a produção do agronegócio seja cada vez melhor, é fundamental que esses componentes funcionem adequadamente.

A seguir, vamos falar um pouco mais da importância dos acoplamentos para o perfeito funcionamento dessas máquinas.

Qual a função dos acoplamentos nas máquinas agrícolas? 

Os acoplamentos fazem parte do sistema de transferência de potência de uma máquina. Eles fazem a ligação do eixo do motor com o eixo do equipamento. São componentes indispensáveis no acionamento das máquinas.

Além de fazer a ligação do eixo do motor para o equipamento, fazendo a transmissão do torque e rotação, os acoplamentos possuem outras funções, como:

  • absorção de choques;
  • compensação de desalinhamentos;
  • redução de vibrações;
  • proteção do motor contra sobrecargas;
  • economia de energia e combustível.

 

Bons acoplamentos não só proporcionam maior eficiência nas operações, mas também garantem maior vida útil para os componentes do maquinário.

Acoplamento Omega

As máquinas e implementos agrícolas são grandes, pesados e, na maioria das vezes, de alto custo, necessitando de grande investimento para sua aquisição.

Sendo assim, para prolongar a vida útil e evitar que se quebrem facilmente, é preciso investir em acoplamentos e peças de qualidade, assim como, realizar a manutenção periódica adequada.

Sem esses cuidados, caso aconteça uma paralisação em alguma máquina, o produtor pode sofrer grandes prejuízos. Por isso, é importante escolher o acoplamento certo para cada aplicação.

A TOP Componentes fornece os Acoplamentos Omega, que apresentam um design diferenciado com objetivo de facilitar a instalação e manutenção em equipamentos rotativos.

Sua forma construtiva bipartida é de fácil montagem e desmontagem, e reduz o tempo de parada de suas máquinas agrícolas.

Ainda, absorvem maiores desalinhamentos tanto angulares como paralelos. Dessa forma, reduzem vibrações evitando desgastes, reduzindo a necessidade de manutenção e aumentando a vida útil de máquinas e equipamentos.

Para ambientes de calor e muita umidade, o modelo Omega HSU – verde – é o mais indicado, pois garante uma performance superior e mais completa.

Acoplamento Omega

Conheça um dos nossos casos de sucesso envolvendo a instalação dos Acoplamentos Omega em uma grande empresa no bairro do Butantã, São Paulo.

O Acoplamento Omega pode ser utilizado em diversos segmentos e nos mais variados tipos de equipamentos oferecendo muitas vantagens, como:

  • inspeção visual, pois não há necessidade de desmontagem;
  • baixos custos de manutenção, dispensa lubrificação, contribuindo para economia e preservação do meio ambiente;
  • altamente resistente à corrosão;
  • maior segurança devido ao menor risco de incêndios, uma vez que não há contato metal-metal entre os eixos acionados e acionador;
  • proteção do equipamento pela flexibilidade do elemento de poliuretano; entre outras.

Com a substituição dos acoplamentos comuns pelos Acoplamentos Omega os problemas com paradas não programadas, perdas na produção, atrasos e sobrecarga da equipe de manutenção são eliminados.

Suas máquinas vão estar sempre disponíveis e a equipe poderá fazer a manutenção preventiva e preditiva com paradas programadas, sem interromper a produção.

O avanço do agronegócio é resultado de anos de pesquisas de empresas como a TOP Componentes e a fabricante REXNORD, que resultaram em uma tecnologia reconhecida mundialmente.

Entre em contato com a gente e conheça nossos acoplamentos e outros diversos componentes para suas máquinas agrícolas e seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.