Acoplamentos magnéticos e variadores de velocidade: 5 tipos de equipamentos para aplicação

Acoplamentos Magnéticos
Figura 1: Exemplos de Acoplamentos Magnéticos

 

Dentro de uma indústria um dos equipamentos mais úteis são os Acoplamentos Magnéticos. Eles estão entre as melhores soluções em transmissão de torque e controle de processos, pois utilizam os princípios de indução magnética, reduzindo muito a deterioração e manutenção de máquinas e equipamentos.

Além disso, para ter um melhor desempenho, é preciso otimizar processos internos e reduzir ao máximo custos recorrentes, como o de energia elétrica, por exemplo. Desta forma, não é exagero dizer que os acoplamentos magnéticos podem ajudar a aumentar os ganhos da indústria, permitindo um maior e mais rápido crescimento da empresa.

Existem diversos tipos de acoplamentos e inúmeras formas de utilização, mas hoje veremos 5 tipos de aplicação para os Acoplamentos Magnéticos em 5 equipamentos industriais diferentes:

1. Bombas

O Acoplamento Magnético pode ser usado em bombas centrífugas em diversos processos dentro na indústria. Para garantir a disponibilidade dos equipamentos, é recomendável um sistema de acoplagem confiável e seguro. O Acoplamento Magnético é particularmente ideal para equipamentos que levem substâncias perigosas, para oferecer maior

segurança ao sistema, preservando o equipamento contra choques de cargas e golpes de aríete, evitando a ocorrência de manutenções indesejadas ou acidentes.

Dessa forma, a área de bombeamento e os colaboradores que trabalham próximos estarão mais seguros contra possíveis riscos diante de substâncias agressivas.

Acoplamento Magnético
Figura 2: Aplicação em Bomba Centrífuga

 

2. Compressores

Os compressores são muitas vezes projetados para lidar com gases altamente tóxicos, explosivos e corrosivos, sendo necessário um desempenho garantido sob condições de alta exigência, sem tempo de intervalos para reparos ou recondicionamentos. Por isso, o Acoplamento Magnético é fundamental para melhor performance do equipamento.

O modelo variador de velocidade é a melhor opção para controle de pressão, vazão e velocidade em ventiladores e compressores. Alguns modelos de acoplamento magnético possuem a certificação ATEX para áreas classificadas, e pode ser utilizado em ambientes com risco de explosão.

MagnaDrive
Figura 3: Modelo MagnaDrive ASD – Variador de Velocidade

3. Transportadores de Correia

O Transportador de correia tipo empilhadeira é um equipamento comumente encontrado nos mais diversos segmentos industriais, sendo utilizados no transporte e deslocamento de cargas de um local para outro na área industrial, seja ela área de produção, linha de montagem ou ainda, a logística.

Quando utilizam outros tipos de acoplamento, a vibração em excesso acontece em todas as direções, o que provoca o desgaste precoce do sistema, sendo necessários serviços de manutenção frequentemente.

O acoplamento Magnético é amplamente utilizado em acionamentos de transportadores de correia, pois oferece a partida suave (soft-start) ao equipamento, eliminando a vibração entre eixos e aumentando a vida útil de motores e redutores.

Acoplamentos Magnéticos
Figura 4: Aplicação em Transportadores de Correia

4.Ventiladores e Exaustores

Geralmente, o Acoplamento Magnético é utilizado em eixos de motores que acionam ventiladores e exaustores centrífugos de sistemas, pois estas máquinas necessitam de um componente capaz de amortecer impactos extremos e oscilações rotativas significativas ao longo dos anos.

Assim como os compressores, os ventiladores e exaustores não podem ter interrupções para não danificarem as máquinas devido ao superaquecimento e até derretimento das outras peças que compõem o maquinário.

Figura 5: Aplicação de Acoplamentos Magnéticos em Ventiladores

5. Misturadores

A principal função dos misturadores industriais é homogeneizar materiais sólidos ou líquidos. Para que esse processo de mistura seja feito com eficiência e alta performance e o produto desse processo tenha alta qualidade e economia de insumos utilizados na mistura, é fundamental que o equipamento conte com um acoplamento magnético.

Figura 6: Aplicação em Misturadores

Hoje temos um mercado com muitas empresas e muita competitividade. Utilizar componentes apropriados, que aumentem o desempenho e otimizem processos, reduzindo custos, é fundamental para a entrega de resultados.

Para isso, conte com fornecedores que tenham componentes de alta qualidade, eficiência e manutenção mínima, como o Acoplamento Magnético. Não fique em desvantagem frente aos seus concorrentes.

Para saber mais aplicações dos Acoplamentos Magnéticos e conhecer outros equipamentos que podem revolucionar a sua indústria, fale conosco e conheça mais Soluções.