Blog
Por Diogo Santos, Engenheiro Top Componentes
Escolher o acoplamento ideal é essencial em uma indústria, pois ele é o componente responsável pela conexão e transmissão mecânica em acionamentos de equipamentos.
A utilização do acoplamento é muito comum nos mais diversos setores, como os de mineração, siderurgia, petróleo e gás, indústria alimentícia, metalurgia, entre outros setores. Sendo assim, é peça fundamental em qualquer sistema de produção e equipamentos rotativos.
No entanto, existem diversos tipos diferentes de acoplamentos, por isso, é preciso saber escolher o acoplamento ideal para sua operação, tendo a certeza que ela funcionará sem maiores imprevistos e surpresas desagradáveis.
Dominar esse tipo de conhecimento é fundamental para prolongar a vida útil dos equipamentos e, por consequência, obtenção de lucros em uma indústria, garantindo maior eficiência e produtividade em seus processos.
Assim, a utilização de bons critérios de seleção ajuda a alcançar melhores resultados em sua operação. Além de operar suas máquinas sem o risco de quebras ou desgastes prematuros de rolamentos, eixos e outros componentes.
Os acoplamentos mecânicos são produzidos de acordo com os padrões de tecnologia de seu fabricante, e possuem características diferentes de acordo com cada tipo.
Os tipos de acoplamentos mais encontrados no mercado são:
- Elásticos ou flexíveis;
- Magnéticos;
- Rígidos;
- Lâminas;
- Engrenagens;
- Eixos cardan
- Hidráulicos;
Dito isto, vamos então verificar 6 critérios para escolher o tipo de acoplamento ideal para sua indústria:
Redução de vibrações
Se o objetivo é reduzir a vibração de um sistema, certamente o acoplamento magnético é a solução ideal. Sua aplicação permite a isolação da vibração entre motor e máquina e é ideal para acionamentos de transportadores de correia, ventiladores, reatores, misturadores, bombas, compressores, entre outros exemplos.
A redução da vibração utilizando um acoplamento magnético ocorre porque não há contato físico com motor e máquina acionada. Outros tipos de acoplamento, como os hidráulicos, os de engrenagem ou sistema por polia, por exemplo, não são tão eficazes para reduzir a vibração.
Exemplo de aplicação de acoplamento magnético em cm transportador de correia
Os acoplamentos flexíveis contam com um elemento elástico que faz a ligação entre os cubos, feito com poliuretano, grade ou lâminas flexíveis e seu objetivo é absorver choques e compensar desalinhamentos, e podem reduzir os níveis de vibração.
Já os acoplamentos elásticos são apropriados para transmitir rotação, torque e amortecer picos de cargas, choques e ruídos nos equipamentos.
Além disso, eles são torcionalmente flexíveis, admitem alguns níveis de desalinhamentos e permitem a remoção do elemento elástico sem a necessidade da remoção do motor ou máquina acionada.
Acoplamento flexível bi-partido instalado em bomba
Proteção do motor contra sobrecarga
Novamente aqui, o destaque vai para o acoplamento magnético, pois devido à sua característica de escorregamento sem contato mecânico, ele promove a proteção do motor contra choques e sobrecargas, sem oferecer riscos à segurança e ao equipamento.
Outros equipamentos também oferecem proteção contra sobrecarga, como inversores de frequência, acoplamentos hidráulicos, porém sua eficiência é menor, pois o primeiro não permite absorção contra choques mecânicos e o segundo precisa de um tempo relativamente longo de resfriamento e reabastecimento de óleo após uma parada por sobrecargas ou grandes impactos.
Economia de Energia Elétrica
Esse é um dos critérios cruciais para se escolher qualquer tipo de equipamento para a indústria, pois ele está diretamente ligado aos ganhos da empresa. Uma operação que gasta energia além do necessário, nunca terá o total de lucro que poderia, sendo esse fator limitante para seu crescimento.
O acoplamento hidráulico não é muito recomendado quando falamos em economia de energia, pois existe atrito no sistema.
Já o acoplamento magnético variador de velocidade, tem a capacidade de promover uma economia de energia de até 70%, portanto, mais uma vez o acoplamento magnético é o ideal.
Exemplo de aplicação de acoplamento magnético variador de velocidade em ventilador de um forno.
Durabilidade do Equipamento
Quando falamos em durabilidade, a diferença entre os acoplamentos é muito grande. Por exemplo, os variadores de frequência e os acoplamentos hidráulicos podem ter uma durabilidade aproximada de 3 a 5 anos sem manutenção, e a vida útil total pode chegar entre 10 e 15 anos com substituição e reposição de alguns componentes.
Outra vez, neste quesito, os acoplamentos magnéticos das melhores marcas ficam muito a frente dos citados anteriormente, pois chegam até 25 anos de vida útil. Isso se deve, entre outras coisas, ao fato de que não há desgaste de componentes por fricção.
O acoplamento magnético, quando instalado corretamente, não exige manutenções ou substituições de componentes por toda a sua vida útil.
Essa diferença gritante de durabilidade e economia não pode ser deixada de lado na hora de fazer as contas para adquirir um acoplamento para sua indústria. Muitas vezes, o componente mais barato no momento da aquisição, pode sair mais caro no médio e longo prazo.
Facilidade de Instalação
Acoplamentos hidráulicos e inversores de frequência necessitam de mão de obra especializada para sua instalação, além de um ambiente propício, pois precisam de inspeção inicial para adaptação, o que gera custos com mão de obra e ambientação.
Quando comparamos com o acoplamento magnético, mais uma vez ele leva grande vantagem em cima dos outros. Devido ao seu tamanho reduzido, não necessita de alinhamentos precisos, lubrificação e outros recursos.
Assim, com poucos componentes em sua construção, ele não exige mão de obra especializada nem de ambiente de adaptação.
Vista explodida – acoplamento flexível bi-partido
Porém, os acoplamentos flexíveis também proporcionam grande facilidade de instalação. Eles são torcionalmente flexíveis, admitem alguns níveis de desalinhamentos e permitem a remoção do elemento elástico sem a necessidade da remoção do motor ou máquina acionada.
Mesmo se ocorrer algum desalinhamento na instalação, isso não terá impacto na eficiência do sistema. No entanto, vale lembrar que é sempre mais prudente evitá-lo, seguindo todas as recomendações de instalação do fabricante.
Custo de aquisição
Depois de todos os argumentos acima, fica fácil deduzir que o acoplamento magnético pode ter um custo um pouco mais elevado que o hidráulico e outros tipos de acoplamentos, porém, como já observado, o mais barato pode sair bem mais caro ao longo do tempo.
Além de não exigir manutenção e gerar grande economia de energia, o acoplamento magnético preserva os componentes do equipamento e contribui também para sua durabilidade.
Colocando na ponta do lápis, o maior investimento para adquiri-lo se converte em economia inteligente a médio e longo prazo.
Vale destacar que existem diversos tipos de acoplamentos magnéticos que atendem diversos tipos de aplicações, dessa forma, é sempre bom contar com uma empresa como a TOP Componentes que tem em seu time especialistas que podem orientar e indicar os melhores produtos para cada aplicação e as melhores marcas.
Inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades e saber mais sobre o segmento industrial! E para qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe, que está sempre à disposição para atendê-lo.