Acompanhe as principais competências que um gerente de projetos precisa ter para obter o sucesso. Saiba também como adquirir componentes industriais, como acoplamento magnético, pela internet.

O conhecimento técnico está longe de ser a única característica levada em conta quando o tema é um bom profissional. Existem outras competências que são fundamentais que o gerente de projetos possua. Confira aqui:

Saiba mais: As falhas que podem prejudicar sua indústria – Saiba como driblá-las.

Competências necessárias a um gerente de projetos

 

Comunicação

A comunicação é o carro-chefe para garantir que haja engajamento entre todos os colaboradores do time, por isso, trata-se de uma das principais características que um gerente de projetos deve possuir.

Isso inclui saber ouvir o que os clientes e colaboradores têm a dizer, saber compreender e adequar todas essas informações ao projeto e saber falar com todos os envolvidos da maneira adequada.

É fundamental manter em mente que uma comunicação eficiente só acontece quando todos compreendem o que foi dito. Ou seja, o simples ato de repassar informações não pode ser considerado comunicação propriamente dita.

Liderança

Um projeto de indústria não é composto apenas de cronogramas, processos, documentos e planilhas. Ele é gerido a todo momento, acompanhado e organizado por pessoas.

Um dos principais papéis de um bom gerente de projetos é formar um time que consiga colocar em prática as atividades do projeto de acordo com o planejado.

Para tal, é preciso coordenar equipes com destreza, sempre distribuindo os recursos de acordo com as reais necessidades.

Solução de problemas

O profissional de gerenciamento de projetos deve ser alguém que auxilie no funcionamento das coisas. Seu principal papel é ajudar a colocar um plano em prática.

Para tal, o gerente precisa, além de liderar pessoas, saber como construir e dar sequência aos processos, assegurar-se em relação ao cumprimento de acordos e realizar cronogramas.

Na presença de conflitos, o profissional deve saber como articular as competências necessárias para negociar e buscar respostas positivas, que atendam aos objetivos da empresa e às demandas dos colabores envolvidos. 

Negociação

O gerente de projetos tem como uma de suas funções assegurar a realização dos objetivos dentro dos prazos, qualidade, custos e especificações previstas.

É preciso também se concentrar para prover todas as necessidades dos clientes e saber lidar com as mudanças e intempéries ao longo da realização de um projeto.

Em várias situações, o gerente terá que negociar com os stakeholders do projeto para assegurar o alcance dos resultados esperados.

Motivação da equipe

Por meio de suas capacidades comunicativas e de liderança, o gerente de projetos deve conquistar sua equipe e motivá-la cada dia mais, para que juntos consigam lidar com problemas e situações difíceis.

Cabe ao gerente reforçar a importância do trabalho em equipe e qual o valor do time para a empresa. Os objetivos do time devem estar sempre em paralelo às premissas adotadas inicialmente pela política da indústria. Cabe ao profissional de gerência utilizar de suas capacidades para garantir que tais metas sejam atingidas com as exigências cumpridas e os meios corretamente utilizados.

Adquira acoplamento magnético e outros componentes industriais pela internet

A Top Componentes conta com catálogo online e oferece aos seus clientes diversos tipos de equipamentos industriais, como acoplamento magnético, para manter todo o maquinário da indústria sempre atualizado.

Clique aqui para acompanhar o blog de notícias sobre indústrias e navegue pelo site para conhecer o catálogo de produtos.

Posts Relacionados