Saiba porquê gerir as finanças de uma indústria é fundamental para atingir os objetivos e poder investir em equipamentos, como o acoplamento Falk.

A gerência de finanças envolve o registro e análise da rotina econômica das organizações (como fábricas e indústrias, por exemplo), levando em consideração os prazos estabelecidos para cumprimento de metas, gerência das fontes de renda e investimentos que objetivem gerar recursos que as sustentem.

A importância de gerir as finanças para atingir os objetivos

Visto isso, a gestão das finanças se apresenta como uma necessidade dentro das empresas, pois possibilita à administração avaliar com clareza a situação da empresa, não apenas econômica, como também o grau de inadimplência e, se a organização está vendendo bem, podendo traçar formas de economizar nos processos e atividades.

Nesse sentido, a importância de saber gerir as finanças influencia dentro das empresas de maneira que interfere na composição dos lucros, ajudando a analisar todas as obrigações a curto e longo prazo, custos e despesas, investimentos, transformando esse processo em uma rotina diária e possibilitando ao gestor observar através de suas demonstrações quando e como investir, assim como analisar o mercado econômico como um todo, suas variações e demandas para futuros investimentos.

Saiba mais: Manutenção e atualização de maquinário pode ser fundamental para sua indústria.

Consequências da falta de gestão financeira

Muitas vezes, o que se vê é empresas deixando de realizar uma gestão financeira eficiente. Os principais problemas relacionados são:

  • Não compreensão dos custos das fontes de financiamento;
  • Ausência de registros adequados (como valor dos estoques das mercadorias, saldo do caixa, contas a receber e a pagar, e volume das despesas financeiras e fixas);
  • Não compreensão dos ciclos operacional e financeiro da empresa;
  • Falta de clareza sobre o capital de giro, necessidade de capital de giro e financiamento do capital de giro;
  • Carência de integração entre as políticas financeiras e as políticas de vendas (prazos e pagamentos);
  • Falta de política de estoques;
  • Falta de clareza em relação ao valor patrimonial da empresa;
  • Não elaboração dos Demonstrativos de Resultados mensais, que possibilitam ter visão sobre os lucros e prejuízos;
  • Desconhecimento de definição de retiradas dos sócios;
  • Falta de um cálculo adequado dos preços de venda.

Nunca deixe de fazer o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das variáveis mais importantes da gestão financeira para alcançar os objetivos da empresa.

É graças a ele que se tem uma noção clara das entradas e saídas de recursos, o que facilita a localização de desperdícios, possibilitando a redução inteligente de custos e também a projeção de possíveis faturamentos da empresa em diferentes cenários.

No que concerne à gestão financeira, vale lembrar que é importante registrar os custos menos expressivos também.

Isso porque, ao detectar como a verba está sendo aplicada, o gestor conta com maiores chances de reduzir custos sem influenciar na qualidade dos produtos ou serviços entregues pela companhia.

Tenha acesso ao acoplamento Falk e a maquinários para sua indústria

Ao manter as finanças sempre alinhadas, é possível investir e atualizar os equipamentos e maquinários periodicamente dentro da indústria, mantendo os acessórios, como acoplamento Falk, sempre em boas condições e, consequentemente, garantindo o aumento de qualidade.

Na Top Componentes, os gestores encontram os melhores equipamentos e maquinários por um valor justo.