Saiba por que o planejamento de produção afeta na competitividade da indústria. Veja também onde encontrar acoplamento magnético e outros componentes industriais.

O planejamento de produção industrial é uma das ferramentas fundamentais para qualquer organização que atue no setor.

Afinal, uma produção industrial sem um bom planejamento é como um carro em movimento sem o motorista: não se sabe para onde ele irá, deixando o rumo de todos os passageiros completamente incerto.

Saiba mais: Manufatura – Como implementar a indústria 4.0?

Entenda o planejamento de produção industrial

Quando se fala sobre planejamento industrial, a primeira coisa que vem à cabeça são planos e metas para o futuro, mas falar dos próximos passos abre margem para muitas dúvidas.

Ao levar em consideração que uma indústria mantém suas atividades sem que haja previsão de fechamento, os gestores poderiam fazer planos para daqui 2 meses assim como para daqui 10 anos, certo?

A relação de um planejamento de produção em paralelo com o tempo pode parecer muito confusa e, inclusive, atrapalhar o desenvolvimento da organização. Tudo dentro de uma empresa precisa ser colocado em prática no seu devido tempo.

Por essa e outras razões é que hoje o planejamento costuma ser dividido em três sessões: estratégico, tático e operacional.

  • Planejamento estratégico: trata-se do planejamento base de tudo, levando em consideração a visão de como será o futuro da indústria a longo prazo (geralmente considera um período de 5 a 10 anos);
  • Planejamento tático: trata-se de um planejamento a médio prazo, que visa a transformar os objetivos da companhia em metas e resoluções;
  • Planejamento operacional: trata-se do planejamento a curto prazo, ou seja, é aqui que as primeiras ações são colocadas em prática efetivamente (geralmente considera um período de 3 a 6 meses).

Benefícios do planejamento de produção

Quando bem estruturado, o planejamento de produção na indústria é realizado de tal forma que o produto é fabricado e entregue com mais qualidade, de maneira rápida, superando os prazos de entrega estabelecidos com o comprador.

A padronização da produção diminui os riscos e confere maior credibilidade à mercadoria fabricada, variáveis que influenciam diretamente na satisfação dos consumidores e no sucesso da marca no mercado.

Em síntese, a boa condução dos recursos e da mão de obra leva a um aquecimento nas vendas, que reflete nos lucros e favorece os gestores e acionistas.

A necessidade de manter o controle sobre a produção é constante. Nesse sentido, é também muito viável investir na atualização do maquinário à medida em que surge novas tecnologias.

Tal medida, além de auxiliar na agilidade da produção, reflete na redução de custos, no aumento da credibilidade do produto e consequente ampliação da receita, podendo elevar o desenvolvimento da empresa e a geração de novos empregos, aumentando a competitividade da indústria no mercado.

Encontre acoplamento magnético e outros componentes de última geração pela internet

A Top Componentes conta com diversos equipamentos, como acoplamento magnético, além de maquinários e componentes para diversos segmentos da indústria. Por meio de equipamentos atualizados, a produção se torna mais prática e eficiente, refletindo de forma positiva no planejamento de produção.

Navegue pelo site para conferir todas as opções da Top Componentes e clique aqui para ter acesso aos outros conteúdos do blog.

Posts Relacionados