A segurança é importante em todo tipo de trabalho, embora tenha um destaque ainda maior quando se trata das indústrias, graças às máquinas e equipamentos que fazem parte das atividades desempenhadas pelos colaboradores.

Trabalhar em uma indústria sem o devido conhecimento das normas e recomendações de segurança pode ter sérias consequências, seja aos equipamentos ou, ainda mais importante, às pessoas, em que os prejuízos podem ser irreversíveis.

Por isso, separamos um compilado de dicas de segurança para a sua indústria. Comece a aplicá-las o quanto antes e veja como vale a pena ter um ambiente mais seguro para todos!

Dicas essenciais de segurança para indústrias

Seja qual for o porte ou segmento do estabelecimento, colocar as dicas em prática fará toda a diferença para a sua segurança!

Sempre utilize os EPIs

Assim como existem as ferramentas de gestão que não podem faltar em sua indústria, os equipamentos de proteção individual, mais conhecidos como EPIs, também são essenciais, pois permitem que os colaboradores estejam protegidos para o que possa vir a acontecer durante o desempenho de suas funções.

Entre os principais EPIs, encontram-se os capacetes, luvas, botas com bico de aço ou de plástico, óculos e protetores auriculares, mas, de acordo com a atuação da indústria, podem ser necessários outros equipamentos.

É importante ressaltar que os EPIs devem ser disponibilizados gratuita e obrigatoriamente pelas indústrias aos colaboradores. Caso algum deles esteja em mau estado, é importante avisar à gerência para sua imediata substituição.

Use os equipamentos corretamente

Cada máquina e equipamento possui as suas peculiaridades. Mesmo que os colaboradores já tenham trabalhado com algum similar em outras indústrias, é de suma importância conhecer todo o funcionamento daquela máquina em específico para que possa trabalhar com segurança.

Respeite os limites dos equipamentos, mantenha a distância necessária das áreas mais perigosas e preste atenção em qualquer tipo de irregularidade. Caso detecte algo de errado, interrompa imediatamente seu funcionamento e procure auxílio dos gestores, mecânicos ou outros profissionais que possam ajudar.

Trabalhe com profissionalismo e boa conduta

Brincadeiras são saudáveis para descontrair um pouco, mas isso jamais deve ser feito quando se trata da operação de um equipamento, já que qualquer informação interpretada incorretamente pode ter sérias consequências para a produtividade da indústria e, principalmente, para a segurança dos operadores.

Sempre que estiver em uma área em que sejam utilizados equipamentos e máquinas, mantenha a seriedade ao máximo. Afinal de contas, qualquer desatenção, por mais breve que seja, pode ser muito prejudicial.

Mantenha os componentes das máquinas em perfeito funcionamento

Cada componente dos equipamentos da indústria deve estar em perfeitas condições de funcionamento, de modo que sua operação ocorra de maneira correta e, assim, evitando situações perigosas.

Seja um acoplamento falk, uma correia, engrenagem ou componente eletrônico, é fundamental que seja garantido seu perfeito funcionamento. Caso tal peça ou componente esteja danificado, a máquina deve deixar de ser utilizada até que seja consertada, o que proporciona muito mais segurança.

Faça com que a segurança seja constante em seu trabalho!

Ao seguir essas dicas e recomendações, a segurança estará presente em todas as atividades da indústria e, consequentemente, evita-se situações perigosas e arriscadas, que podem acarretar consequências drásticas.

Para garantir o perfeito funcionamento de cada equipamento, a Top Componentes é especializada em oferecer acoplamento falk, acoplamentos magnéticos, correntes especiais, freios KEB, embreagens KEB e outros, todos da mais alta qualidade e perfeitos para o que a sua indústria precisa. Confira o blog da Top Componentes e aprenda as melhores dicas e sugestões para a sua indústria!

Veja mais: Acoplamento Magnético

Posts Relacionados