As indústrias metalúrgicas são fundamentais para a economia do Brasil, bem como para as operações de outras empresas e indústrias, já que atuam em uma área que se encontra no início de uma série de processos. Porém, isso não quer dizer que não haja em que melhorar, muito pelo contrário.

Certas recomendações podem fazer com que sua produtividade seja melhorada consideravelmente, que haja menos desperdício de matéria-prima e mão de obra e que, por consequência, o faturamento seja muito melhor.

Veja o que pode ser feito em prol da sua indústria metalúrgica e comece a agregar tais atividades o quanto antes para desfrutar de seus benefícios!

Dicas práticas para ajudar sua indústria metalúrgica

Pode levar um tempo até que elas possam ser colocadas em prática, mas a partir do momento em que isso acontecer, será possível comprovar todos os seus benefícios!

1 – Esteja atento à Indústria 4.0

A quarta fase da revolução industrial está trazendo uma série de novidades às indústrias que, inclusive, estão entre as empresas que mais podem se beneficiar dela, já que a automação será uma constante no negócio.

Através dessa tecnologia, é possível ter uma cópia virtual do chão de fábrica, cujo controle pode ser feito inteiramente (ou quase) através de sistemas eletrônicos, e o melhor: com mínima intervenção humana.

Esse é um investimento que pode custar um pouco caro, ainda mais pelo fato de estar dando seus primeiros passos, mas quem estiver preparado para sua adoção poderá desfrutar de uma vantagem competitiva muito importante em relação à concorrência.

2 – Selecione colaboradores especializados

A escolha de novos funcionários para a indústria deve ser feita com toda atenção e cautela, de modo a ter certeza de que a equipe seja maximamente especializada e, assim, tenha condições técnicas e práticas de apresentar um desempenho sensacional.

Muitas vezes, escolher um profissional realmente gabaritado terá maior impacto do que dois colaboradores menos especializados, o que, por sua vez, também pode trazer uma economia importante para os cofres da empresa.

Solicite ao departamento de recrutamento e seleção a escolha de profissionais preparados e que saibam lidar com as tecnologias utilizadas. Assim, você terá uma equipe capaz de catapultar os resultados da indústria.

3 – Invista em tecnologia

As inovações tecnológicas impactam todas as áreas, e não poderia ser diferente com as indústrias metalúrgicas, que podem aproveitar as novidades de mercado para que trabalhe de maneira mais inteligente e produtiva.

Seja em relação às máquinas, equipamentos e componentes, como acoplamento falk, novos motores ou acessórios para economia de matéria-prima ou aos sistemas utilizados para gestão e controle, adotar o que há de novo no mercado pode ajudar muito em suas atividades.

Antes de adotar tais inovações, pesquise bastante sobre elas e confira a opinião de outras indústrias que já o fizeram. Assim, você terá todo o embasamento necessário para a tomada de decisão.

4 – Opte por manutenções preventivas

As manutenções corretivas quase sempre serão necessárias, mas podem ser evitadas através das manutenções preventivas, que corrigem um potencial problema antes que ele venha a ocorrer.

Seja a substituição de um acoplamento falk, a lubrificação de um sistema ou a revisão dos componentes eletrônicos, se anteceder aos problemas, fará com que o downtime (tempo em que os equipamentos ficam fora de operação) seja reduzido, bem como ajudará a diminuir os gastos.

Elabore um cronograma de manutenções preventivas e garanta que os equipamentos e máquinas estejam em perfeito estado de operação, o que é importante não apenas para a produtividade, mas também para a segurança dos colaboradores e do ambiente como um todo.

5 – Cuidado com o consumo de água e energia

Tanto o consumo de água quanto de energia elétrica desencadeiam no uso de recursos naturais, o que, por sua vez, é prejudicial para o planeta, além de acarretar contas mais caras. Por isso, preste atenção redobrada quanto ao consumo.

Os equipamentos devem ficar ligados apenas enquanto forem utilizados, ao passo que o consumo de água deve ser controlado tanto pelos equipamentos quanto pelas pessoas nos sanitários, torneiras, filtros e afins.

As manutenções preventivas impactam diretamente esse ponto e também os pontos essenciais sobre controle de qualidade, já que a falta de um serviço de manutenção pode fazer com que o equipamento gaste mais energia ou matéria-prima do que o necessário ou apresente um desempenho inferior.

Tenha uma indústria metalúrgica altamente eficiente!

Ao seguir essas dicas, você poderá ter uma indústria que sirva como parâmetro para as demais, o que será bom para a sua reputação e, de quebra, permitirá a obtenção de uma lucratividade cada vez maior.

A Top Componentes é uma empresa especializada na distribuição de acoplamento falk, acoplamento magnético, atuadores elétricos e vários outros componentes, todos das melhores marcas do mercado, para que os equipamentos e máquinas da sua indústria metalúrgica operem com perfeição. Acesse o blog da Top Componentes e confira outros conteúdos preparados especialmente para você

Veja mais: Acoplamento Magnético

Posts Relacionados