Se você é gestor numa indústria, sabe a importância de ferramentas para melhorar processos e aumentar os resultados na produtividade da sua equipe, certo?

Porém, provavelmente essa questão traz uma série de dúvidas a respeito de quais recursos devem ser adotados e por onde começar. E, justamente, por esse motivo, preparamos este artigo.

Abaixo, você confere pontos que irão beneficiar a sua gestão e, como consequência, gerar resultados melhores para sua empresa. Veja:

Plano de Negócios

De maneira geral, um plano de negócios apresenta, de forma clara, qual o objetivo da fábrica. Dessa forma, todo gestor precisa reservar um tempo para descrever isso e ainda acrescentar quais seriam os passos necessários para alcançar essa meta.

A vantagem disso é que as incertezas e riscos são diminuídos, a estrutura da empresa se consolida mais facilmente, e também incentiva uma compreensão melhor do mercado e suas variáveis.

Análise SWOT

Esse método bastante tradicional do ramo de administração é uma sigla para os termos em inglês Strengths (forças ou pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para a empresa) e Threats (ameaças para o negócio).

Portanto, uma gestão eficaz tem consciência de cada um dos pontos citados acima, e quando levados em consideração, deixam a empresa mais bem preparada para lidar com concorrentes e fortalecer seus pontos de debilidade.

Softwares de gestão

Com o avanço das tecnologias, os softwares de gestão são cada vez mais necessários nas empresas, até mesmo as de pequeno porte.

No mercado, existem os mais diversos tipos de programas que anteriormente estavam acessíveis apenas para grandes indústrias.

Contudo, ao buscar o software mais adequado para o seu negócio, é importante verificar se de fato ele integra todas as informações de que você precisa de forma centralizada e acessível.

PDCA

Este termo retirado da sigla em inglês Plan, Do, Check e Act (ou seja, planejar, fazer, checar e agir) busca desenvolver uma cultura de melhorias contínuas nos processos.

Portanto, este ciclo traz benefícios como melhorias nas ações, aplicação de estratégias e também agilidade para solucionar problemas e analisar os resultados obtidos.

Mapa Mental

Conhecido por sua variedade de aplicações, o mapa mental organiza uma série de ideias por meio de ramificações geradas a partir de um único ponto.

Na gestão de uma indústria, contribui para que os pensamentos sejam organizados de maneira estratégica, ajudando a concretizar objetivos e melhorar a produtividade.

5W2H

Utilizada em formato de checklist, essa ferramenta de gestão também utiliza termos em inglês: What, Why, Where, When, Who e How Much, sendo representando, respectivamente, por o que será realizado, por qual motivo, onde, quando, por quem e quanto vai custar para sua completa execução.

Dessa forma, esse guia desenvolve de forma objetiva um cronograma e traz melhorias na implantação de uma série de ideias e projetos.

Agora que você já conhece um pouco mais das principais técnicas de gestão, chegou a hora de conhecer também os equipamentos oferecidos pela TOP Componentes como, por exemplo, o acoplamento magnético e as esteiras transportadoras.

Dessa forma, não somente os métodos de gestão serão desenvolvidos em sua empresa, mas também as condições de produção e a tecnologia usada para produzir seus materiais! Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Top Componentes.

 

Posts Relacionados