Existem vários setores que são fundamentais para a economia do Brasil, como a agropecuária e a agricultura. O setor industrial, porém, é um dos que mais se destacam, não apenas no Brasil, mas também em várias outras partes do mundo, e é muito interessante analisar isso.

É possível associar muito da economia nacional ao andamento das indústrias: quando um índice cai, o outro também tende a cair. Por isso, é essencial entender essa relação com riqueza de detalhes.

Compreenda melhor a relação direta que existe entre a economia e a indústria brasileira e veja como elas andam de mãos dadas, o que não poderia ser diferente.

Como a indústria e a economia se relacionam?

Não há como negar: é a partir das indústrias que surge grande parte de tudo que vemos e interagimos diariamente, desde um acoplamento falk, acoplamento magnético ou acoplamento viva até um carro, uma geladeira ou um móvel.

Isso já deixa bastante claro que a indústria é uma das mais fortes contribuições para a economia de um país, e o Brasil sabe bem disso. Porém, antigamente, a história não era exatamente assim.

Os primeiros passos

A industrialização já dava seus primeiros passos no Brasil lá nos anos de 1800, mas em 1780 foi sancionada uma lei, pelo então rei Dom João VI, que proibia as manufaturas, de modo que o Brasil não se tornasse independente.

Depois de se arrastar por muitos anos, foi no governo de Getúlio Vargas que o processo avançou bastante, na época da Revolução de 1930.

Então, de lá para cá, o avanço foi notável, especialmente no governo de Juscelino Kubitschek, de 1956 a 1961, cuja dedicação massiva foi nos setores de energia e transporte.

Dessa forma, com um cenário bastante positivo, indústrias multinacionais passaram a se alocar no Brasil, e a evolução foi um verdadeiro sucesso, até atingir o patamar atual, fundamental para a economia do país.

Oferecimento de produtos industriais é comum nos dias de hoje

Com isso, o Brasil passou a ter indústrias dos mais variados segmentos, que encontraram um cenário bastante favorável com o crescimento exponencial de outras indústrias, que por sua vez precisavam de peças, componentes e soluções industriais.

Portanto, hoje em dia, é absolutamente comum encontrar praticamente tudo o que uma indústria precisa para a sua operação em solo nacional, desde um acoplamento falk, acoplamento viva ou acoplamento magnético até máquinas, equipamentos, motores, sistemas de refrigeração e muitos outros.

Algumas dessas indústrias oferecem produtos com matéria-prima importada, outras obtêm tudo que precisam aqui no Brasil, mas o fato é que, praticamente, não existem impeditivos para o oferecimento de tudo o que é necessário em nosso país.

A Top Componentes é uma empresa que se orgulha em oferecer seus produtos, peças e componentes, aqui no Brasil, já que, assim, faz com que seus clientes obtenham itens de maior qualidade do mercado, com muito mais praticidade e agilidade.

Entre seus componentes, encontram-se o acoplamento falk, o acoplamento viva e o acoplamento magnético, todos de suma importância para uma série de máquinas e equipamentos, e essencial para que as indústrias continuem oferecendo seus produtos com total qualidade, eficiência e segurança, além do melhor custo-benefício possível.

Posts Relacionados