Produzida com o objetivo de gerar movimento, a roda dentada também pode ser chamada de sprocket ou engrenagem – uma peça cilíndrica ou redonda que conta com pontas cortadas em seções (ou dentes).

Esse tipo de material costuma ser utilizado em dispositivos mecânicos, como, por exemplo, equipamentos motorizados. Nesse contexto, é possível citar o câmbio de marchas de um carro comum.

A importância da roda dentada nesse tipo de sistema é destacada porque um motor que gira muito rapidamente não proporciona torque suficiente. Dessa forma, com uma modificação ou redução da engrenagem, a velocidade pode ser controlada.

E, apesar de ser utilizado nos equipamentos mais modernos, a roda dentada, na verdade, conta com uma tradição que atravessa milênios. Ela foi desenvolvida por Arquimedes de Siracusa (287 a.C – 212 a.C), que criou um de seus modelos mais primitivos: um fabricado com cavilhas de madeira.

Com o desenvolvimento das tecnologias humanas, hoje é possível encontrar um extenso número de modelos de engrenagens. Os exemplos mais conhecidos estão nas icônicas bicicletas, mas esses produtos também são importantes para equipamentos como tanques e escavadeiras, filmadoras e até projetores de cinema.

Porém, também vale destacar que existem modelos de roda dentada em variados tipos de máquinas de engenharia mais complexa. Como referência, é possível citar os motores de relógios e despertadores.

Saiba mais sobre roda dentada:

No universo das engrenagens, existem algumas subdivisões essenciais para quem deseja se aprofundar no assunto. Na engrenagem helicoidal, por exemplo, os dentes da roda dentada são cortados em ângulo com a face da roda dentada e, sendo assim, quando dois deles se tocam, é iniciado um processo que culmina com ambos em engate completo.

Por ser silenciosa, a roda dentada helicoidal costuma ser utilizada em transmissão de rotações elevadas. Serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90°).

Confira informações a respeito de outros modelos:

 

Reta

Normalmente, esse modelo é usado em transmissão que requer algum tipo de mudança de posição das engrenagens em serviço.

Nesse tipo de sprocket, os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo.

É o tipo mais comum de engrenagem e o de menor custo, sendo normalmente mais empregado na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação.

Cônica

Conforme o próprio nome indica, a roda dentada tem formato cônico e, por esse motivo, requer uma montagem especial para seu funcionamento adequado.

Geralmente empregada quando as árvores se cruzam num ângulo de geralmente 90°, a engrenagem cônica é utilizada para mudar a rotação e direção da força, quando operada em velocidades baixas.

 

Hipóide

Ao contrário da cônica, a engrenagem hipóide não possui eixos que se cruzam. Esse modelo costuma ser empregado para transmitir movimento e cargas elevadas com essas mesmas características.

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